Aquarelista torrense retrata a cidade na maior aquarela já vista no Brasil

876

Descubra Torres

Uma tela em aquarela com mais de 3 m² é o destaque de uma das paredes internas do Parador Descubra Torres, a casa da Infinity Imobiliária

A imagem é uma pintura figurativa de Torres (RS) e, até o momento, é a maior  pintura em aquarela que se tem notícia aqui Brasil. A arte é a releitura de uma fotografia panorâmica da cidade produzida pelo fotógrafo profissional Harleyson Almeida.

A “Aquarela Descubra Torres”, como foi batizada, é obra da artista torrense Patricia Schardosim Vargas e foi criada especialmente para o Parador Descubra Torres. 

Com um novo conceito de trabalho a imobiliária quebra paradigmas e transforma sua sede em uma grande casa com intuito de aproximar e instigar o cliente a conhecer um pouco mais da rotina de quem mora em Torres. 

Além disso, a empresa também quer valorizar a cultura local, aproximando  artistas e personalidade da cidade junto ao Parador. 

Parceira da empresa, Patrícia  já tem seu lugar exclusivo dentro da sede. “A delicadeza minuciosa de sua arte jamais passaria despercebida aos olhos seletivos do Arquiteto Urbanista Tiago Borba Pavinato”, conta Matheus Sartoti, CEO da empresa.

Quando recebeu a proposta do  arquiteto do Parador para fazer o painel de quase 4m² ela confessa que não tinha ideia da real proporção, no entanto aceitou o desafio!

Todo o processo de criação e finalização da obra durou 3 meses. Segundo Patrícia há uma grande dificuldade em encontrar material profissional no Brasil, já que boa parte é importado.  Um exemplo disso são os pigmentos de tinta utilizados no painel, esses, foram trazidos de Londres.

“Hoje, ao andar por Torres, as lembranças de cada local da cidade recriado no painel “Aquarela Descubra Torres”  vem à memória, um sentimento indescritível”, diz a artista.

Patrícia conta que a arte faz parte da sua vida desde muito pequena. A mãe foi sua  grande incentivadora, pois era ela quem a presenteava com materiais artísticos. 

“Me recordo até do cheiro do lápis de cor e do giz de cera”. Nunca tive dúvidas de que a arte faria parte de minha vida”, afirma Patrícia.

Hoje Patrícia tem 39 anos, mas começou a trabalhar profissionalmente com arte aos 18, quando inaugurou seu ateliê em Torres. Autodidata, aperfeiçoou suas técnicas através de cursos e muito estudo.

Em seu ateliê começou ministrando aulas de pintura em tecido, madeira, óleo sobre tela, acrílico sobre tela e alguns tipos de artesanato. 

Quando questionada a respeito de como a aquarela entrou em sua vida: Patrícia conta que foi através de um aluno, o Sr. Oscar (in memorian). Era ele que insistia para que a artista  ministrasse cursos de pintura em aquarela em seu ateliê pois desejava aprender com ela a técnica. 

Vencida pela insistência do Sr. Oscar, hoje faz 4 anos que Patrícia participa de um evento de pintura em aquarela indicado por ele em Parati (RJ). 

“No início, a técnica era um hobby e hoje supre o vazio que outras técnicas não preenchem”, conta a artista. Patrícia dá aulas de aquarela em seu ateliê a mais de 1 ano. A técnica virou sua paixão, seu “norte artísticos”. Já expor fora do Brasil, em países como: Slovakia, Aústria, Hungria, Argentina, Chile, Alemanha, República Tcheca, Espanha, Portugal, Holanda, Tunísia, Itália, Peru. 

Recebeu prêmios como: ‘Prêmio Irineu Lippert’ no Balonismo em Torres em 2008, foi destaque da ‘XIX Mostra Nacional de Pintura Artística’ e ‘II Exposição Latino Americana’ em Porto Alegre no ano de 2010, em 2018 ganhou o ‘Prêmio Aquisitivo Bauhaus Piracicaba no IV SAP’, em 2019 ganhou prêmio de ‘Melhor caderno de Aquarela e melhor aquarelista’ na Espanha, entre outros.

Para a artista, confeccionar o painel “Aquarela Descubra Torres” foi uma grande desafio. A coragem em acreditar naquilo que ama superou seus medos e incertezas. Toda sua paixão pela aquarela foi materializada nessa grande obra de arte. O painel é o maior trabalho já pintado pela artista até o momento.

Por Rosana Silva Carvalho

Patrícia Vargas

Atualizado em: : 10 de agosto de 2019

2 Responses to " Aquarelista torrense retrata a cidade na maior aquarela já vista no Brasil "

  1. Avatar Ereny Maria disse:

    Parabéns á equipe da Infinity, pessoal visionário e inovador. A casa, além de aconchegante, espelha o perfil de seus profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *