Café Rosenda | Descubra Torres

379

Infinity

Em 1959 a esquina da Joaquim Porto com a rua Coronel Pacheco em Torres abrigou a indústria do café mais famoso do litoral, o café Rosenda! Ali, permaneceu por 38 anos.

A escolha do nome do café foi uma homenagem para a mãe do Proprietário, o senhor Altemar Esteves Aguiar. No café, trabalhavam toda família, um total de 6 pessoas entre filhos, netos e nora.

Em um pequeno laboratório dentro do café, era Paulo, filho de Esteves, que fazia a mistura dos grãos rigidamente para alcançar o padrão Café Rosenda.

O local funcionava no verão e no inverno, e durante o dia todo tinha café fresquinho!

O cheiro tomava conta da cidade e era pelo aroma que as pessoas acabam sendo atraídas. Os clientes compravam em grandes quantidades para levar para suas cidades, de 5 a 10 quilos por vez.

Em 1983 em seu auge, a marca, chegou a ter uma filial em Porto alegre e sua distribuição feita nas cidades do litoral, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapucaia e Caxias do Sul.

Em 97 a família mudou-se para o bairro do Faxinal próximo a estrada do mar, e em 1998  a fábrica acabou sendo vendida. O café acabou deixando saudades e boas lembranças para aqueles que frequentaram o local.

Atualizado em: : 30 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *