Torres (RS) está sendo representada pelo chef de cozinha Luciano Noronha López no concurso da melhor linguiça do Brasil do programa ‘Mais Você’, da Rede Globo. A disputa acontece entre os dias 2 e 6 de setembro, nos estúdios do Projac no Rio de Janeiro (RJ).
Empresário e chef de cozinha, Luciano é natural de Porto Alegre, mas reside em Torres há 5 anos. Formado em gastronomia há 11 anos ele conta que demorou para se encontrar na profissão apesar de nutrir uma paixão pela culinária desde muito cedo.
Passou por 4 cursos distintos na faculdade até decidir que a gastronomia faria parte de sua vida e não apenas como um hobby nas reuniões com amigos e familiares.
Antes de ser chef, trabalhou na criação de gado de corte, o que acabou despertando seu interesse por carnes o levando para o caminho da gastronomia. “Uma escolha que deu certo”, conta Luciano.

Luciano López
Hoje, Luciano atua em Torres como microempresário, produzindo linguiças, geleia de pimenta e doce artesanal. “Tudo feito no maior capricho na cozinha de casa” conta ele.
“O corte de carne utilizado para produção das linguiças artesanais é o copa – lombo, o corte mais nobre do porco. Não há nenhuma adição de conservante, apenas, temperos naturais”, segundo Luciano.
Ao ser questionado a respeito de como ocorreu sua inscrição e seleção para “A Melhor Linguiça do Brasil” Luciano conta que ficou sabendo do concurso através de uma seguidora de suas redes sociais.
Estimulado, acabou se inscrevendo. Em julho, recebeu a notícia que havia sido selecionado entre mais de 300 inscritos e se classificado para a final com mais 12 concorrentes.
Luciano acredita muito no potencial do seu produto. Tanto que resolveu arriscar e está entre os finalistas para concorrer ao prêmio de “‘Melhor Linguiça do Brasil”.
“São mais de 2 anos dedicados a desenvolver algo de qualidade. Fico muito feliz em saber que todo empenho está sendo recompensado, ou melhor, reconhecido”, diz Luciano.
O concurso tem dois representantes do nosso Estado, Luciano é um deles e está levando o nome de Torres (RS) para o Brasil.
Atualizado em: : 4 de setembro de 2019